Temos grandes projectos no passado. Planeamos grandes projectos para o futuro.

Presente em Portugal há 45 anos, a MSD tem como missão investigar e desenvolver moléculas inovadoras que aportem valor à vida das pessoas.

Fiel aos princípios de inovação e melhoria contínua da saúde e do bem-estar das pessoas, a MSD atua em diversas áreas da medicina: anestesia, dermatologia, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, endocrinologia, doenças infecciosas, gastrenterologia, neurologia, oncologia, reumatologia e saúde da mulher.

A MSD Portugal assume-se como parceiro ativo no debate das questões relacionadas com a Saúde, promovendo e participando no debate alargado sobre as suas várias vertentes. Neste sentido, colabora com diversas Autoridades, Instituições Médicas e Científicas, apoiando programas de sensibilização sobre Saúde e Estilos de Vida Saudáveis, Educação Médica contínua e Investigação Científica. Enquanto empresa inovadora, a MSD encoraja a participação dos Investigadores Portugueses na avaliação clínica dos seus medicamentos, quer a título nacional quer integrados em equipas internacionais.
Mas a história da MSD remonta ao século XVII. A empresa mãe da subsidiária que deu origem à Merck & Co foi fundada em 1668, na Alemanha. Só em 1891 a Merck & Co abre as suas portas nos Estados Unidos da América.

Em 1953 a Merck & Co funde-se com a Sharp&Dohme, empresa com sede em Filadélfia, dando assim origem à Merck Sharp&Dohme. Já em 2009, a MSD e a Schering-Plough juntam-se com o objetivo de se tornarem a maior empresa farmacêutica do mundo, após uma década de parcerias bem-sucedidas nos EUA, no desenvolvimento de medicamentos nas áreas cardiovascular e respiratória. Ambas as empresas contribuíram para a descoberta de novas formas de tratar e prevenir doenças, como a vitamina B1, a vacina contra o sarampo, os medicamentos antiácidos, as primeiras estatinas para tratamento da hipercolestrolémia e também o desenvolvimento de produtos para melhorar a saúde animal, incluindo vacinas e antibióticos.

Em 1899 é publicado o primeiro Manual MSD, documento que se tornou num guia credível e de referência para médicos e para farmacêuticos em vários países do mundo. Atualmente, o Manual MSD está disponível em 17 línguas, incluindo o Português.

Hoje, a MSD, uma empresa farmacêutica de excelência em investigação e cuidados de saúde, é líder de mercado em Portugal.