Porquê a MSD?

Na MSD, todos temos histórias diferentes e desenvolvemos diferentes actividades, mas estamos unidos para cumprir o mesmo objectivo: encontrar novas formas de criar um futuro mais saudável.
Este é o objectivo comum que nos une e orienta na MSD.

1. Somos uma empresa líder no mercado farmacêutico

A MSD é líder de mercado no sector farmacêutico em Portugal. Orgulhamo-nos da nossa história em trabalhar continuamente, e com enorme sucesso, para melhorar a saúde das pessoas e o seu bem-estar. Fazer parte da MSD é fazer parte dessa história, construir o presente e ambicionar um futuro ainda mais promissor. Com cerca de 70000 colaboradores a nível mundial, trabalhamos e lutamos todos os dias para sermos a melhor companhia de cuidados de saúde a nível mundial. Uma grande empresa, uma grande equipa.

2. Investimos no desenvolvimento pessoal à sua medida

O crescimento pessoal dos nossos colaboradores é um dos nossos principais pilares e, por isso, a MSD disponibiliza uma série de oportunidades gratificantes e experiências diversificadas à medida dos seus interesses, e que melhor contribuem para os seus objectivos pessoais e profissionais. A MSD investe diariamente no bem estar das suas pessoas de modo a que as mesmas acordem, todos os dias, com vontade de trabalhar na construção de um mundo melhor e com mais saúde.

3. Oferecemos oportunidades de carreira de acordo com os seus objectivos

Acreditamos que os nossos colaboradores são um factor crítico do nosso sucesso. Na MSD procuramos e recrutamos os melhores talentos e valorizamos cada um que faz parte da nossa equipa, privilegiando a evolução na carreira e a diversificação de competências, em concordância com os seus objectivos e a estratégia da empresa.

4. Somos reconhecidos por actuar segundo os mais elevados Princípios e Valores

Na MSD seguimo-nos por um conjunto de princípios e valores que fazem de nós uma equipa una e uma empresa reconhecida no mercado pelo seu compromisso inabalável com a ética e integridade, inovação, responsabilidade social, diversidade e trabalho em equipa.

5. Temos uma equipa de excelência profissional e comprometida com a comunidade onde se insere

A dedicação com que, na MSD, fazemos o nosso trabalho contribui para uma equipa de colaboradores extremamente talentosos e profissionais. Todos os dias esforçamo-nos por melhorar a qualidade de vida dos nossos clientes, em total sintonia com a evolução das exigências dos negócios globais, de forma competitiva e inovadora, simultaneamente comprometidos com o papel que desempenhamos na comunidade onde nos inserimos.

Paixão pela área da Saúde

Pessoas que se sintam atraídas pela nossa Missão de Preservar e Melhorar a vida humana e que connosco queiram fazer a diferença na Saúde e Bem-Estar das Pessoas

Sentido de Responsabilidade e Vontade de Aprender

Pessoas com elevado Sentido de Responsabilidade e dispostas a Aprender todos os dias, com Humildade, Flexibilidade e Capacidade de Adaptação a um setor de atividade em constante mudança

Coragem e Compromisso

Pessoas que dizem o que pensam, com coragem para discordar abertamente quando não estão convencidas, dizendo no local e do modo certo, e onde pode valer a pena, o que pensam. Pessoas que são proactivas na persecução dos seus objetivos e se empenham todos os dias para contribuir ativamente para as Resultados da Companhia.

Ética e Integridade

Pessoas que tenham uma conduta honesta e leal e desenvolvam as suas atividades de forma rigorosa e confiável, aderindo aos elevados padrões de Ética e Integridade da MSD

Colaboração

Pessoas que tenham abertura e disponibilidade para colaborar com outras Pessoas da Companhia, colocando os objetivos globais acima dos individuais e que contribuam para um Ambiente de Trabalho de respeito mútuo e um Clima de Cooperação e Confiança

Ambição

Pessoas que queiram crescer, evoluir, desenvolver-se continuamente, com capacidade de resistir e superar as adversidades e com auto motivação para fazer sempre mais e melhor

Antes de Iniciar
Currículo & Carta de Apresentação
Entrevista
Em resumo…
1. Antes de Iniciar
Elementos a ter em conta sobre uma empresa ao procurar emprego

É de grande importância que antes de iniciar a sua procura de emprego tenha identificadas as empresas que lhe oferecem as opções que está à procura. Algumas perguntas que o poderão ajudar são:

  • Que tipo de reputação tem a empresa no geral?
  • Oferecem formação e desenvolvimento à medida dos objectivos pessoais e profissionais de cada um?
  • Oferecem oportunidades de crescimento a nível internacional?
  • A empresa tem um plano de progressão de carreira claro?
  • A empresa apresenta ter uma cultura que se adequa ao que procuro?
  • Em que medida esta empresa pode satisfazer o que mais valorizo numa empresa (ex.: ambiente de cooperação, equilíbrio com vida pessoal, oportunidades de crescimento)?
2 – Currículo & Carta de apresentação
A. Como apresentar um Currículo?

O Curriculum Vitae (CV) é a sua porta de entrada para a empresa que está a escolher e, em parte, depende deste documento para poder persuadir os responsáveis de recrutamento de que é um candidato de enorme potencial para o que eles procuram e que justifica a passagem para a fase de entrevista.No CV deve incluir as suas características pessoais, formação académica e experiência profissional com o fim de demonstrar que é um candidato preferencial para a posição que está a concorrer (valorize, no seu CV, as características concretas que a empresa procura).Procure ser claro e concreto, sendo muito enfático nas suas conquistas profissionais e explique de que maneira as conseguiu alcançar.Graficamente, o CV deve ser de fácil leitura (tenha particular atenção na coerência de uso de estilos de letras) e de preferência numa só folha.

B. Elementos a introduzir no CV

Dados PessoaisIncluem o seu nome completo, data de nascimento e contactos preferenciais (morada, número de telefone e email).

Objectivo profissionalO objectivo profissional indica o tipo de trabalho e o plano de vida que está a traçar para alcançar os seus objectivos. É por isso que deve apresentá-lo com sinceridade, profundidade e que esteja de acordo com o cargo para o qual queira concorrer.

Formação AcadémicaDeve-se incluir o último grau de estudos adquirido, ou então o que se está a estudar no momento; também incluir detalhes relacionados com os estudos, como a data do final da licenciatura/mestrado/doutoramento, reconhecimentos recebidos durante o período escolar.

Experiência profissionalA melhor forma de resumir a experiência profissional é por uma ordem cronológica inversa (o trabalho mais recente primeiro). Deve-se incluir o nome da organização, o ramo de actuação no mercado, o cargo, datas de início e fim, se o emprego foi part-time ou full-time. Para além disto deve incluir um pequeno resumo das conquistas alcançadas com resultados específicos, com a finalidade de causar um maior impacto nos recrutadores.Se não tem experiência não se preocupe, muitas empresas procuram pessoas com talento, não necessariamente que tenham experiência profissional prévia.

IdiomasInclua todos os idiomas que tenha conhecimento, incluindo a sua língua materna (ex.: Português- nativo). Para cada idioma, indique o seu grau de conhecimento (sem ser em percentagem), como por exemplo: Inglês- fluente escrito e falado.

Informação adicional (opcional)Algumas empresas valorizam outras experiências que tenha tido para além das acima referidas, experiências essas que, de algum modo, evidenciam as suas qualidades e características. Esta parte deverá ser menos exaustiva e poderá ser usada para ajudar a complementar o seu perfil. Por exemplo: desportos (individuais ou colectivos), trabalho social e de voluntariado, participação em associações, etc..

C. Carta de Apresentação

Actualmente, é comum incluir uma carta de apresentação pessoal, juntamente com o CV, na qual se indica os motivos pelos quais está a enviar o CV. Nesta carta poderá valorizar em que medida as conquistas profissionais evidenciadas no seu CV fizeram de si a pessoa que é hoje e se adequam ao candidato que a empresa procura. Poderá assim realçar as áreas em que é mais forte e que mais se ajustam à empresa e cargo que está à procura.

3 – Entrevista
Preparação para uma entrevista

É muito importante preparar-se para uma entrevista. Tente investigar dados acerca da empresa (a internet é uma excelente ferramenta de busca) que o ajudam a conhecer a empresa para que está a concorrer. Com isto causará uma boa impressão e ajuda-o a encontrar uma compatibilidade entre si e a empresa.Poderá, nalguns casos, ser favorável conhecer um pouco o percurso e perfil da pessoa que lhe irá entrevistar. Actualmente parte dessa informação poderá estar disponível no Linkedin, ou, por vezes, no próprio site corporativo da empresa em questão.Tenha muito claros os seus objectivos e as suas metas, mas sobretudo, as suas conquistas, tanto na sua vida profissional com na sua vida académica. Isto vai ajudá-lo a apresentar as suas áreas de força, interesses e qualidades pessoais de uma maneira que cause impacto no tempo que for estabelecido.Poderá ser útil pensar, previamente, nas respostas que pretende dar para uma série de potenciais questões que poderão surgir.Procure sempre estabelecer uma conversa cordial e empática, com o fim de se apresentar favoravelmente diante do entrevistador para que ele possa saber que é a pessoa certa para o cargo. Mais tarde pode esclarecer as dúvidas que tenha em relação à empresa, assim como a informação em geral sobre a mesma. Desta maneira, ambas as partes sairão beneficiadas da entrevista.

Ilustrativo de questões potenciais em entrevistas:

  • Que motivos levaram-no a candidatar-se?
  • Porque é que acha que esta empresa e função se adequam ao seu perfil e percurso?
  • Se pudesse escolher, preferia trabalhar em equipa ou sozinho? Porquê?
  • Quais os seus principais sucessos na vida? Porque considera um sucesso? Qual o seu papel nesse sucesso?
  • Indique um exemplo de insucesso que tenha vivido e o que aprendeu com essa experiência?
  • Se lhe atribuíssem uma palavra que o descrevesse qual seria? Porquê?
4 – Em resumo…
  • Conheça a empresa para a qual se candidata
  • Procure que haja compatibilidade entre si e a empresa, evidenciando em que medida a sua pessoa e o seu CV apresentam as competências necessárias para a função que é procurada
  • Tenha claros os seus objectivos e metas a alcançar, assim como as suas principais conquistas
  • Seja verdadeiro e conciso, responda de forma exata às questões que lhe são colocadas e não divague sobre coisas irrelevantes
  • Seja empático e cordial

A MSD tem uma prática de divulgação de todas as oportunidades de trabalho em todos os países em que opera. No caso de querer candidatar-se ou conhecer essas oportunidades, nomeadamente em Portugal, por favor aceda aqui