Filosofia de desenvolvimento

Na MSD identificamos as pessoas com talento e desenvolvemos um programa de desenvolvimento de modo a melhorar as competências dos colaboradores para que possam no futuro exercer funções de maior responsabilidade.

Filosofia de Talento da MSD
Filosofia de Talento da MSD
Responsabilidade
Colaborador Os colaboradores são responsáveis pela elaboração dos objectivos de desempenho, seguido de planeamento de acções de desenvolvimento e obtenção de resultados.
Chefe direto O chefe direto deve facilitar a formação continua, dar feedback e ajudar na identificação de oportunidades de desenvolvimento.
Companhia A companhia deve garantir que os managers e colaboradores têm acesso aos recursos de desenvolvimento.
Progressão na carreira

No âmbito de melhor orientar a Progressão na Carreira, a MSD disponibiliza, a todas as suas pessoas, uma ferramenta, de nome Mapas de carreira, que pretende ser um suporte para o desenvolvimento profissional de cada um. Os Mapas de Carreira oferecem uma visão clara, transparente e global das competências e aptidões necessárias para o exercício pleno e diário das funções que cada colaborador desempenha como um todo dentro da MSD.De igual modo, os Mapas de carreira fornecem um suporte para o crescimento profissional, ajudando a identificar e priorizar acções concretas de um plano de desenvolvimento individual, e, em sequência, permitindo aos funcionários, visualizarem as opções de carreira potenciais dentro da MSD.Os Mapas de Carreira da MSD contêm 3 componentes principais: Competências, níveis de proficiência e diagramas de mobilidade na carreira

Competências:

Há três tipos de competências na MSD: Comportamentos de liderança, competências profissionais e competências funcionais

Mapas de carreira – Componentes principais
Competências
Descrevem os conhecimentos, aptidões e capacidades que possibilitam um bom desempenho em uma determinada função.
Níveis de proficiência
Definem o nível esperado de proficiência exigido para cada competência e fornecem um padrão consistente ao longo de toda a organização.
Diagramas de mobilidade na carreira
Mostra os percursos de carreira comuns e prioritários dentro de cada função que estão directamente relacionados com nossas prioridades de negócio.
Tipos de competências Definição Exemplos
Aplicável em todas as funções da MSD Comportamentos de liderança Os nossos 7 comportamentos de liderança aplicam-se a todos os colaboradores da MSD e apoia-nos em esforços para apresentar um desempenho constante em nível de excelência, a alcançar o nosso plano estratégico e a criar e a sustentar a nossa cultura de alto desempenho.
  • Foco nos clientes e pacientes
  • Agir com coragem e franqueza
  • Tomar decisões rápidas e disciplinadas
  • Promover a colaboração
Competências profissionais As competências profissionais representam o conhecimento, as capacidades e as habilidades que ajudam a possibilitar o desempenho bem-sucedido. Elas são aplicadas globalmente em todas as funções na MSD.
  • Especialista em negócios e finanças
  • Resolução de problemas
  • Gestão de projetos
  • Comunicação produtiva
Específico de cada função Competências funcionais As competências funcionais essenciais representam o conhecimento, as habilidades e capacidades que ajudam a possibilitar o desempenho bem-sucedido referente a uma área funcional (essenciais) e subfuncional específicas.
  • Percepções do cliente e do mercado
  • Gestão do relacionamento com o cliente
  • Padrões regulamentares e conformidade
  • Gestão de risco de qualidade
Níveis de proficiência:

As competências relacionam-se com Comportamentos e Níveis de proficiência esperados (Aprendizagem, Aplicação, Avançado e Especialista)

Tipos de competências
Comportamento de liderança
Competências profissionais
Competências funcionais
Comportamentos e Níveis de Proficiência
Colaborador Individual Gestores Executivos Seniores
Aprendizagem Aplicação Avançado Especialista

Ao longo do ano, e como guia ao seu próprio desenvolvimento profissional, o colaborador da MSD é convidado a completar a sua auto-avaliação (self-assessement) confrontando o seu desempenho com os níveis de proficiência para cada competência associada à sua actual função ou à função que pretende.

Formação e desenvolvimento

Na MSD Portugal, qualquer que seja a carreira que escolha, nunca deixará de aprender, crescer e avançar para objetivos cada vez maiores. Até onde pode ir depende de si. E nós iremos fornecer-lhe os meios para o conseguir. Se quiser evoluir, você e o seu chefe direto irão trabalhar em conjunto de modo a avaliar o nível em que se encontra, onde pretende chegar e como desenvolver as suas capacidades para lá chegar. Na MSD Portugal, temos um Plano de Desenvolvimento Pessoal, sendo este apenas uma das ferramentas que utilizamos para o ajudar, a cada vez ser melhor na sua atividade. Dispomos de várias ferramentas para Treino e Desenvolvimento que o irão ajudar a atingir o seu máximo potencial, facilmente acessíveis através de aprendizagem online, (ex.Harvard Mentor Manager) onde se pode registar em vários cursos diferentes e certificados. Na MSD Portugal, o Treino e Desenvolvimento, existe com o único propósito de o ajudar a ser bem sucedido, pois temos a certeza que, o sucesso dos nossos colaboradores, é o sucesso da MSD Portugal.

Princípios

  • Tanto as áreas de melhoria como os pontos fortes precisam de ser desenvolvidos.
  • Os objectivos de desenvolvimento devem estar alinhados com os objectivos da Companhia.
  • Os objectivos de desenvolvimento devem ser limitados aos considerados críticos.
  • As suas atividades de desenvolvimento devem ser trabalhadas em colaboração com o seu chefe direto.
  • A colaboração de outras pessoas (colegas, subordinados, clientes) podem ajudar no seu desenvolvimento.
  • O que contribui mais para o seu desenvolvimento é o SEU PRÓPRIO comportamento.
Aprendizagem
70%

70%

Aprender na função ou com a experiência (fazendo).

20%

20%

Aprender com os outros

10%

10%

Aprender em ações de formação