Diretor Geral da MSD entrega prémio Ernesto Roma

MSD_ERoma_2014-page-001

Dia 13 de Maio de 2015, a APDP comemorou o seu 89º aniversário.

A 13 de Maio de 1926 nasceu em Portugal a mais antiga Associação de Diabéticos do mundo, a APDP – hoje denominada Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal. Esta obra, com reconhecimento nacional e internacional, nasceu da ideia de um médico, o Dr. Ernesto Roma, que ao voltar dos EUA onde tinha assistido à utilização da insulina nas crianças com diabetes, decidiu fundar uma Associação para proteger as pessoas com diabetes (na altura, os pobres), distribuindo gratuitamente a insulina e fazendo a educação destas pessoas no sentido da sua capacitação na gestão da diabetes.

O Prémio Ernesto Roma surgiu da necessidade de incentivar e reconhecer a qualidade da investigação realizada em Portugal na área da diabetes. A escalada da prevalência da diabetes tipo 2 justifica cada vez mais que os profissionais de saúde de todos os níveis de cuidados desenvolvam prestações nos diferentes níveis de prevenção, com critérios de qualidade demonstrados e aumentando a eficiência dos recursos envolvidos. Neste sentido, o Prémio Ernesto Roma – Cuidados de Saúde Primários pretende estimular a criação e publicação de trabalhos na área da diabetes desenvolvidos na rede de cuidados de saúde primários.

Nesta cerimónia o diretor clínico da APDP, Professor Doutor João Raposo, e o diretor geral da MSD, Dr Vitor Virgínia, fizeram a entrega do prémio Ernesto Roma – Cuidados de Saúde Primários 2014. Os laureados foram a Drª Marta Araújo Ferreira, vencedora do prémio atribuído ao melhor trabalho original, e o Dr Filipe Prazeres vencedor da menção honrosa atribuída à melhor publicação.