Projeto com robôs educativos vence V Edição do Prémio Maria José Nogueira Pinto

 

“Code Mode” da Santa Casa da Misericórdia do Peso da Régua é o grande vencedor da V Edição do Prémio Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social. O projeto, que tem como principal objetivo estimular o gosto das crianças pelas ciências e matemática e promover o desenvolvimento de competências digitais, foi distinguido pelo Júri do Prémio como sendo o projeto que, este ano, melhor corresponde ao conceito “socialmente responsável na comunidade em que nos inserimos”, conceito defendido por Maria José Nogueira Pinto.

Numa altura em que o concelho verifica um baixo nível de escolaridade e uma elevada taxa de desemprego jovem, a Santa Casa da Misericórdia de Peso da Régua tem como objetivo trabalhar com as crianças da região e a transformá-las em cidadãos ativos, autónomos e capazes de se adaptar a uma economia colaborativa e competitiva, e de responder aos desafios do mercado de trabalho no futuro.

Nesta Edição, o Júri decidiu atribuir também quatro Menções Honrosas aos seguintes projetos: “Dreaming with survivors”, da Associação Acreditar de Coimbra; “Inserção-Biokairós” da Kairós – Cooperativa de Incubação de Iniciativas de Economia Solidária de Ponta Delgada; “SMS + Cuidadores: Inovação Social no Paradigma da Responsabilidade Social” da Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses; e “Super Babysitters” da F2 – Associação de Apoio Família-A-Família de Lisboa.

A V Edição do Prémio Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social contou com a apresentação de 94 candidaturas de projetos inovadores, da autoria de instituições privadas de solidariedade social, de norte a sul do país e arquipélago dos Açores.

Este Prémio, atribuído, anualmente, com o valor pecuniário de 10.000 euros ao Grande Vencedor e 1.000 euros a cada uma das Menções Honrosas, pretende ser um incentivo ao reconhecimento do que se faz bem em Portugal. Instituído em 2012, pela MSD, o prémio pretende distinguir o trabalho desenvolvido por pessoas, individuais ou coletivas, que se tenham destacado no âmbito de ações de responsabilidade social ativa, em território nacional.

O Júri é presidido por Maria de Belém Roseira e constituído por mais seis personalidades: Anacoreta Correia, Clara Carneiro, Isabel Saraiva, Pe. Vítor Feytor Pinto, Jaime Nogueira Pinto e Pedro Marques, em representação da MSD.

A Cerimónia Pública de Atribuição da V Edição do Prémio Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social realiza-se no dia 6 de julho, na Casa-Museu Medeiros e Almeida, pelas 17H30. José Tolentino Mendonça, Vice-Reitor e Professor de Associado da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, será orador convidado nesta edição. Na sua intervenção, José Tolentino Mendonça lembrará a dedicação e a obra social de Maria José Nogueira Pinto.

Para mais informações consulte o Comunicado dos Projetos distinguidos.

Publicado a