10 ANOS DE VACINAÇÃO CONTRA O HPV EM PORTUGAL

A vacina contra o Papílomavirus Humano (HPV) é considerada o maior avanço científico e de Saúde Pública na prevenção do cancro genital. Portugal foi um dos países pioneiros na inclusão da vacina contra o HPV no Programa Nacional de Vacinação (PNV).

Tal ocorreu em 2008, há precisamente 10 anos, e abrangeu todas as raparigas adolescentes com 13 anos de idade, o que foi considerado como um avanço significativo numa perspetiva de Saúde Pública. A vacinação de “repescagem” das jovens com 17 anos, de 2009 a 2011, foi mais um passo nesse sentido. Em janeiro de 2017, a vacina nonavalente foi incluída no PNV, em substituição da vacina quadrivalente, e antecipou-se a idade da vacinação para os 10 anos. A evolução da vacinação contra o HPV acompanha o avanço cientifico e está epidemiologicamente adequada à população portuguesa.

Este é um legado de saúde incalculável que irá perdurar por muitos anos.

A abrangência do atual PNV e as elevadas taxas de cobertura vacinal em Portugal são um caso de sucesso a nível mundial e espelham o compromisso e a dedicação do Ministério da Saúde, da Direção-Geral da Saúde e de todos os profissionais de saúde, envolvidos na implementação do PNV, para com a saúde da população portuguesa.

Consulte o documento 10 Anos de Vacinação contra o HPV em Portugal, uma obra que regista a memória desta efeméride, o seu percurso e os seus atores. Que revisita momentos marcantes do passado, captura uma fotografia do presente e aborda os desafios que se colocam no futuro da prevenção de doenças e cancros associados ao HPV.