Declaração da MSD Portugal sobre a situação relativa à disponibilidade do medicamento SINEMET® para a doença de Parkinson

A MSD regista neste momento algumas dificuldades no fornecimento de SINEMET® (carbidopa/levodopa), um medicamento para o tratamento da doença de Parkinson.

A dimensão global desta situação, que afecta cerca de meia centena de países em três continentes, tem mobilizado a nossa empresa no sentido de poder repor de forma diligente o normal abastecimento ao mercado. A nossa preocupação com os doentes tem suscitado uma incansável busca de alternativas viáveis, tendo sempre como prioridade assegurar a eficácia, segurança e qualidade de SINEMET®.

A produção de SINEMET® para a MSD está a cargo de um fornecedor terceiro, fora de Portugal, com quem estamos a trabalhar para conseguir repor uma situação de abastecimento normal, que prevemos que possa acontecer no primeiro trimestre de 2019.

A MSD Portugal tem estado em contacto com o INFARMED I.P. desde a primeira hora em que esta situação foi identificada, indo ao encontro das obrigações legais de notificação, e estabelecendo um diálogo permanente, pelas vias formais e informais, tendo em vista a melhor solução para a saúde dos doentes que necessitam do medicamento SINEMET®.

Outros interlocutores foram igualmente informados por nós, pela relevância que assumem na informação aos seus membros e associados, nomeadamente a Sociedade Portuguesa de Neurologia e a Sociedade Portuguesa de Doenças do Movimento. E a Associação representativa em Portugal das pessoas com a doença de Parkinson e seus familiares foi por nós contactada, no sentido de comunicarmos a situação e informarmos sobre as diligências em curso.

Continuamos a dialogar com estas instituições e com as autoridades nacionais do setor da saúde para uma correcta e célere informação sobre o abastecimento de SINEMET® e, também, sobre a forma de minimizar os constrangimentos decorrentes. Lamentamos a ocorrência, reiterando que estamos a trabalhar de forma diligente para a resolver de forma célere.

 

 

Publicado a