Dia Mundial do Cancro da Cabeça e Pescoço

Opinião


Por Mafalda Nogueira
27 de julho de 2018

O compromisso da MSD com a inovação traduz a nossa missão de seguir a ciência para endereçar necessidades clínicas não satisfeitas, para salvar e melhorar vidas.

Neste contexto, a MSD associa-se ao Dia Mundial do Cancro da Cabeça e Pescoço com o lançamento de páginas dedicadas a informação, relevante e cientificamente validada, sobre a doença e tratamento no site www.cancro-online.pt

O cancro de cabeça e pescoço é o sétimo tipo de cancro mais comum na europa, o que corresponde a metade da incidência do cancro do pulmão. Inclui qualquer cancro que se desenvolva nestas regiões do corpo, a partir das células das mucosas do interior da boca, nariz ou garganta.

Conhecer factores de risco e sinais e sintomas de alerta para esta doença é fundamental. O diagnóstico precoce permita cura na maioria dos casos. Ainda assim apenas cerca de metade dos doentes está vivo 5 anos depois do diagnóstico.

O diagnóstico de cancro desencadeia mudanças inesperadas e ainda mais no caso de cancro da cabeça e pescoço. A doença e o tratamento podem afectar todos os aspectos da vida, pelas alterações de aparência e dificuldades em comer e falar. O apoio a doentes e família é essencial, seja qual for a idade, género, enquadramento.
O tratamento do cancro de cabeça e pescoço é determinado por características da doença e do doente. Também aqui a imunoterapia traz novas possibilidades de controlo da doença nos estadios mais avançados.

Convidamo-lo/a a conhecer o site www.cancro-online.pt para mais informação sobre cancro de cabeça e pescoço, doença e tratamento.

Mafalda Nogueira é Medical Advisor para a área de Oncologia da MSD Portugal

Publicado a