Nota da MSD Portugal sobre as dificuldades de fornecimento de SINEMET®

Oeiras, 18 de outubro de 2018

No âmbito das notícias hoje veiculadas por alguns meios de comunicação social, a Merck Sharp & Dohme, Lda – doravante MSD, sublinha que tem estado em contacto permanente com o INFARMED desde a primeira hora do conhecimento das dificuldades no fornecimento de SINEMET®, indo ao encontro das obrigações legais de notificação e estabelecendo um diálogo, pelas vias formais e informais, tendo em vista a melhor solução para a saúde dos doentes que necessitam do medicamento referido.

Outros interlocutores foram igualmente informados pela MSD, pela relevância que assumem na informação aos seus membros e associados, nomeadamente a Sociedade Portuguesa de Neurologia e a Sociedade Portuguesa de Doenças do Movimento. A Associação representativa em Portugal das pessoas com a doença de Parkinson e seus familiares também foi contactada pela MSD, no sentido de comunicar a situação e informar sobre as diligências em curso.

Neste sentido, a MSD esclarece e reforça, que a resposta encontrada e noticiada durante o dia de hoje, para o problema gerado por constrangimentos de fornecimento da MSD, é uma solução por si encontrada e parte integrante do diálogo. Tal constitui-se na operacionalização de uma proposta que a MSD apresentou ao INFARMED, traduzida no reforço, a breve prazo, do abastecimento do mercado com 260 mil embalagens de SINEMET®, provenientes de uma fábrica que produz o medicamento para a MSD em Itália. A proposta da MSD foi bem acolhida pelo INFARMED, que autorizou este abastecimento.

Publicado a