Notícias

Cabeça e Pescoço, o cancro que todos podem ver

A MSD Portugal lançou a campanha “Cabeça e Pescoço, o cancro que todos podem ver” nas suas redes sociais, de forma a alertar e a aumentar a literacia sobre esta doença oncológica. Durante o mês de julho, e em antevisão ao Dia Mundial do Cancro da Cabeça e Pescoço, que se se celebra no dia 27, a MSD Portugal convida-o conhecer esta campanha digital para ficar a saber mais sobre as formas de prevenção e tratamento do Cancro da Cabeça e Pescoço.

Este tipo de cancro, que afeta todos os anos 3 mil pessoas em Portugal[1], pode ter origem nas células escamosas da garganta, seios paranasais, cavidade nasal, cavidade oral, língua e das glândulas salivares. É nesta zona do nosso corpo que surgem os primeiros sinais de alerta, mas, como são frequentemente confundidos com outras condições menos graves, acabam por ser desvalorizados.

O Cancro da Cabeça e Pescoço pode ser visto por todos nós, quer pelas marcas físicas, quer pelo impacto que tem na vida dos doentes e cuidadores. As marcas e os efeitos são bem visíveis e condicionam significativamente a qualidade e o estilo de vida destas pessoas. Mudanças na aparência facial/corporal e na voz, perda de audição, dificuldades na respiração e na mastigação e perda de peso significativa, devido à desnutrição, são alguns dos maiores desafios que os doentes com Cancro da Cabeça e Pescoço têm de enfrentar.

Comprometida em ajudar e melhorar a vida dos milhões de pessoas diagnosticadas todos os anos com esta doença, a MSD está empenhada em compreender melhor o Cancro da Cabeça e Pescoço. Estamos focados na imuno-oncologia, uma forma de tratamento que visa estimular o sistema imunitário, no sentido de aumentar a sua eficácia no combate ao cancro, promovendo o bloqueio das barreiras que impedem o sistema imunitário de destruir as células cancerígenas.

Consulte mais informação sobre a doença no site da MSD sobre cancro, em Cancro-Online.pt e acompanhe a campanha no LinkedIn e no Twitter da MSD Portugal.

[1] https://www.sns.gov.pt/noticias/2018/07/26/dia-mundial-do-cancro-da-cabeca-e-pescoco/

PT-NON-00507 07/2020