Notícias

A MSD celebra acordos de licenciamento voluntário para doravirina para alargar o acesso dos doentes em contextos de recursos limitados

Os acordos fornecem licenças para o fabrico e distribuição de doravirina genérica em mais de 80 países para pessoas com VIH-1 

 Ao abrigo do acordo, a MSD fornecerá licenças para o registo, comercialização e distribuição de doravirina genérica em 86 países, incluindo todos os países da África subsariana, outros países de baixo e médio-baixo rendimento fora da África subsariana (conforme classificados pelo Banco Mundial) e todos os países subdesenvolvidos (conforme definidos pelas Nações Unidas). Quase 80% das pessoas que vivem com o VIH a nível global residem nestes 86 países.

“Há mais de 30 anos que a MSD está empenhada em promover o tratamento e os cuidados para as pessoas que vivem com VIH e esse compromisso inclui abordar as disparidades e desigualdades na saúde que desafiam as populações carenciadas”, afirmou a Dra. Julie L. Gerberding, vice-presidente executiva e Diretora de Relações com as Comunidades. “Estas licenças voluntárias irão aumentar o acesso a opções adicionais nos países mais atingidos pela epidemia e refletem o compromisso inabalável da MSD para com as pessoas que vivem com o VIH em todo o mundo, bem como a importância contínua da colaboração e parcerias.”

De acordo com a ONUSIDA, estimou-se que 38 milhões de pessoas viviam com o VIH em todo o mundo no final de 2018, sendo que a grande maioria dessas pessoas residia em países de baixo e médio rendimento, mas apenas cerca de 24,5 milhões de pessoas tinham acesso à terapêutica antirretroviral em junho de 2019. Também se registaram mais 1,7 milhões de infeções por VIH por ano.

PT-NON-00672 11/20