Opinião

“Artrite Reumatoide não tem cura mas pode ser controlada”

por Helena Serra, ex-presidente ANDAR

 

 

 

 

 

 


Tenho artrite reumatoide há cerca de trinta anos e sou associada da ANDAR (Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatoide) desde a sua fundação.

Sendo uma das inúmeras doenças reumáticas existentes, a artrite reumatoide, como é sabido, não tem ainda cura mas pode ser muito controlada e atenuada através de medicação, da ajuda indispensável de médicos e fisioterapeutas especializados e da aceitação, compreensão e mobilização do próprio doente e da família próxima que o rodeia.

Nem sempre é fácil lidar no dia a dia com as contrariedades que a doença acarreta e que se manifestam nas mais comuns atividades que parecem tão simples e inofensivas aos olhos dos outros… Por isso é tão importante que a doença seja divulgada e conhecida para que a comunidade familiar e social possa perceber e NÃO minimizar todas as dificuldades que os doentes enfrentam quotidianamente.

E a ANDAR tem tido um papel fundamental nessa divulgação, mas não só… Esta associação tem lutado continuamente pela melhoria de informação e condições para os doentes, bem como pela obtenção de benefícios justos, já que a medicação apropriada é, muitas vezes, apenas de dispensa hospitalar e com custos inacessíveis para a grande maioria dos doentes.

Para mais, tem ainda, por vezes, de enfrentar a incompreensão e a rudeza de alguns que não conseguem perceber que só o trabalho e o esforço contínuos, a união e o empenho podem proporcionar o bem conjunto.

É fundamental unirmo-nos à volta desta associação que tanto luta pelos doentes e muito tem conseguido, com provas dadas, alcançando direitos justos que, isolados, nunca teríamos conseguido…

Continuemos a ANDAR juntos!

Helena Serra, ex-presidente ANDAR
Nota: Todos os conteúdos são da responsabilidade da autora

PT-NON-00912 04/21