MSD Portugal lança tendência: A prevenção do HPV está na Moda(Lisboa)

Save Print

13/03/2024 15:14 +00:00

A ModaLisboa é o evento por excelência, que dita as tendências no nosso país, e foi este o local escolhido pela MSD Portugal para ‘recrutar’ os modelos da sua nova campanha, que tem como mote “A prevenção do HPV está na moda”. A MSD pretende sensibilizar para a infeção por Papilomavírus humano (HPV) e desafiar mulheres e homens a assumir um papel ativo na gestão da sua saúde. 

Entre os dias 7 e 10 de março, no Pátio da Galé, a saúde mistura-se com a moda para mostrar que a beleza nasce de dentro para fora e que ter um estilo de vida saudável tem um reflexo positivo no espelho e no dia a dia.

Assim, a MSD Portugal convidou os participantes da 62.ª edição da ModaLisboa a tornarem-se modelos da capa da sua revista, que esteve patente na área social deste evento e que apresentou informação concreta sobre a infeção por HPV, que visa promover a prevenção da transmissão deste vírus.

Estima-se que 85 a 90% das pessoas sexualmente ativas já tiveram contacto com o HPV¹ em alguma altura das suas vidas sem saber, porque, na maior parte das vezes, a infeção não apresenta sintomas. Deste modo, a transmissão pode ser feita de forma involuntária².

Embora o organismo seja capaz de eliminar o vírus na maioria dos casos, em algumas pessoas, o HPV persiste, podendo estar na causa do desenvolvimento de cancros e lesões associadas ao HPV. A imprevisibilidade da doença associada ao HPV torna, assim, urgente a necessidade de consciencialização para a prevenção³.

Dado que o HPV é responsável por 100% dos cancros do colo do útero, 90% dos cancros do ânus, 75% dos cancros da vagina, 63% dos cancros do pénis, 69% dos cancros da vulva e 70% dos cancros da orofaringe⁴, a campanha “A Prevenção do HPV está na Moda” reforça a possibilidade de prevenir um número significativo de doenças provocadas por este vírus.

A campanha “A prevenção do HPV está na moda” reflete o compromisso da MSD em contribuir para a prevenção de doenças potencialmente evitáveis, através do maior esclarecimento da população.

¹ A Four Step Plan for Eliminating HPV Cancers in Europe”

² https://www.hpv.pt/como-prevenir/

³https://www.hpv.pt/o-que-e-o-hpv/

https://www.cancer.gov/about-cancer/causes-prevention/risk/infectious-agents/hpv-and-cancer

PT-NON-02996 03/2024