10 perguntas e respostas sobre a gastroenterite por rotavírus

Save Print

28/06/2023 10:05 +00:00

Publicado em junho 2023

Guia para os pais sobre o Rotavírus
Descarregue aqui

1. O que é o Rotavírus?

O rotavírus pertence a uma família de vírus com a forma de roda e é a causa mais frequente de diarreia aguda e vómitos em bebés e crianças pequenas. A nível mundial, estima-se que praticamente todas as crianças até aos 5 anos terão pelo menos um episódio de gastroenterite a rotavírus¹. O rotavírus tem uma elevada prevalência no intestino humano e é excretado nas fezes. Os adultos e algumas crianças podem ser portadores assintomáticos ou com sintomas leves².

duas figuras ilustrativas de crianças tristes

2. Como se contrai o rotavírus?

O vírus é libertado para o ambiente pelas fezes de um bebé, criança ou portador adulto. O rotavírus consegue sobreviver vários dias fora do hospedeiro humano. Isto significa que se uma criança infetada tocar numa superfície ou objeto, como brinquedos, chuchas, rocas, muda-fraldas, etc., essa superfície mantém-se contaminada mesmo após a limpeza e o vírus pode ser transmitido a outras crianças3.

3 figuras ilustrativas de como se transmite o virus

3. Porque é a infeção por rotavírus tão contagiosa?

São necessárias apenas algumas partículas virais para causar infeção. As crianças infetadas chegam a eliminar 100 milhares de milhões de partículas de rotavírus por grama de fezes¹. Esta eliminação começa antes de terem sintomas e pode prolongar-se quando já estão livres de sintomas. Para além disso o rotavírus mantém-se infecioso por vários dias a semanas em objetos contaminados (brinquedos, chuchas, muda-fraldas, etc.)³


4. O meu bebé é perfeitamente saudável, será que eu me devo preocupar com a infeção por rotavírus?

Todas as crianças, mesmo as saudáveis, podem contrair uma infeção por rotavírus. O quadro clínico pode agravar-se rapidamente, mesmo numa criança saudável. A infeção ocorre independentemente do estado geral de saúde. Aos 5 anos de idade, praticamente todas as crianças já tiveram uma infeção por rotavírus4.


5. O meu bebé frequenta uma creche. Estará em risco de contrair uma infeção por rotavírus?

A infeção por rotavírus transmite-se muito facilmente entre crianças, especialmente quando existe contacto próximo entre elas, como acontece em creches, infantários ou entre irmãos. A infeção por rotavírus é muito prevalente em bebés e em crianças até aos 2 anos de idade que é precisamente o grupo etário que frequenta creches. No entanto, mesmo não frequentando creche, todas as crianças estão em risco de infeção e de ter um caso grave de gastroenterite por rotavírus.


6. Como posso saber se o meu bebé está infetado?

Nos climas temperados como na Europa o rotavírus tem o seu pico nos meses de Inverno (dezembro a abril), ocorrendo muitas vezes em simultâneo com outras infeções virais, como a bronquiolite e a gripe. As crianças infetadas por rotavírus têm habitualmente febre baixa, dor abdominal, episódios repetidos de vómitos e diarreia aquosa, que é em geral mais grave que a provocada por outra infeção intestinal. Estes sintomas podem durar entre 3 a 8 dias ou prolongar-se por algumas semanas nos casos mais graves2.

Bebe com o virus num fundo rosa

7. Porque é importante proteger o meu bebé contra o rotavírus?

O curso da doença é totalmente imprevisível e o quadro clínico pode agravar-se rapidamente. Crianças pequenas (<2 anos) com diarreia aquosa e vómitos, podem perder líquidos muito rapidamente e ficar desidratadas. A desidratação aguda e grave pode colocar em risco a vida de um bebé. A reidratação oral com soluções de reidratação é fácil de efetuar em casa, mas nem sempre é bem sucedida. Nos casos mais graves pode ser necessário avançar para uma reidratação intravenosa e hospitalização de emergência5.


8. A infeção por rotavírus pode ser prevenida?

As medidas de higiene não são totalmente eficazes na prevenção da gastroenterite por rotavírus. Apesar disso, boas práticas de higiene e de desinfeção podem limitar a propagação de rotavírus e devem ser aplicadas em casa, creches, infantários ou espaços utilizados por muitas crianças, que são locais de risco elevado para a transmissão3. A infeção por rotavírus pode ser prevenida através da vacinação.

Fale com o seu médico sobra a forma mais eficaz de proteger o seu bebé contra a gastroenterite por rotavírus.


9. Que tipo de vacinas são as vacinas contra o rotavírus?

As vacinas atualmente disponíveis contra o rotavírus são soluções para serem administradas por via oral e não por via injetável2.


10. Quando posso vacinar o meu bebé?

A vacina pode ser administrada a partir das 6 semanas de vida (antes disso os bebés amamentados estão protegidos pelos anticorpos da mãe). Recomenda-se a administração da vacina o mais cedo possível, uma vez que o esquema de vacinação consiste na administração de várias doses e deve estar completo antes das 24 ou 32 semanas de vida, dependendo da vacina. De acordo com o Programa Nacional de Vacinação, as vacinas orais, como é o caso das vacinas contra o rotavírus, podem ser administradas por um profissional de saúde simultaneamente com outras vacinas injetáveis, evitando assim deslocações adicionais ao médico ou centro de saúde6.

Referências:

1. Dennehy, Penelope; Transmission of rotavirus and other enteric pathogens in the home. The Pediatric Infectious Disease Journal. 2000, 19(10 Suppl):S103-5

2. CDC, Rotavirus – Clinical Information, https://www.cdc.gov/rotavirus/clinical.html, último acesso em 15/07/2020

3. CDC, Rotavirus Transmission, https://www.cdc.gov/rotavirus/about/transmission.html, último acesso em 15/07/2020

4. WHO Postion Paper Rotavirus vaccine Weekly epidemiological record, Feb. 2013 (88):49–64

5. CDC, Rotavirus – Treatment, https://www.cdc.gov/rotavirus/about/treatment.html, último acesso em 15/07/2020

6. Recomendações sobre Vacinas Extra Programa Nacional de Vacinação. Comissão de vacinas da SIP/SPP. 2020

PT-NON-02527 06/2023