Hero Image

HPV

9 perguntas e respostas sobre o Papilomavírus Humano (HPV)

Publicado a 3 Março, 2021

Q&A: HPV e Pediatria, por Dr. Hugo Rodrigues
Aceda aqui

Q&A: Infeção a HPV e doenças associadas, por Prof. Dra. Carmen Lisboa
Aceda aqui

Q&A: HPV e Ginecologia Oncológica, por Dr. José Maria Moutinho
Aceda aqui

É bastante normal que os pais tenham questões no que concerne ao Papilomavírus Humano (HPV) e a saúde dos seus filhos – talvez a resposta a algumas perguntas frequentes abaixo consiga esclarecer melhor algumas destas questões acerca do vírus.

Se tiver mais dúvidas em relação ao HPV e como pode ajudar a proteger o seu filho contra as doenças e cancros associados, por favor consulte o seu médico.

1. O que é o HPV?

HPV é a sigla inglesa de Papilomavírus Humano, uma família de vírus muito comuns e altamente contagiosos. São conhecidos mais de 180 tipos de HPV, sendo que diferentes tipos podem causar diferentes doenças.

Tanto homens como mulheres podem ser portadores e transmitir o HPV através de contacto “pele-a-pele”. A maioria das pessoas – independentemente do género – já foram expostas ao HPV em algum ponto das suas vidas e na maioria dos casos o vírus desaparece espontaneamente.

2. Que tipo de doenças são provocadas pelo HPV?

Na maioria dos casos, o vírus desaparece espontaneamente; no entanto, se a infeção persistir, as células infetadas podem começar a mudar e, com o tempo e se deixadas sem tratamento, conduzir a certos tipos de doenças e cancros associados ao HPV. A infeção com certos tipos de HPV (particularmente os tipos 16 e 18) pode causar cancro vaginal, da vulva, anal e do colo do útero. Os tipos 6 e 11 de HPV estão ligados ao desenvolvimento de verrugas genitais.

3. Como ocorre uma infeção por HPV?

O HPV é transmitido pelo contacto “pele-a-pele”. Os tipos de HPV que causam cancro do colo do útero, bem como outros cancros anogenitais e verrugas genitais são maioritariamente transmitidos através do contacto sexual.

O HPV infeta uma estimativa de 660 milhões de mulheres e homens em todo o mundo.1 Apesar de alguns tipos de HPV poderem causar verrugas genitais ou lesões anogenitais, uma infeção por HPV pode ser assintomática – assim, muitas pessoas nunca se chegam a aperceber que estão infetadas.

4. O HPV é o mesmo que o HSV (herpes)? E que o HIV?

Não, o HPV é diferente do HIV e do HSV. Diferente do HPV, o HIV (sigla inglesa para o Vírus da Imunodeficiência Humana) é um vírus que ataca e destrói as células T CD4+, que são glóbulos brancos do sangue que defendem o organismo ao procurarem e lutarem contra infeções. Por outro lado, o HSV (sigla inglesa para o Vírus herpes simplex) provoca infeções que causam herpes. O herpes pode surgir em varias partes do corpo, mais vulgarmente na zona genital ou na boca.

5. Quem está em risco de ser infetado pelo HPV?

O HPV é um vírus muito comum que pode afetar tanto homens como mulheres. Estima-se que 75 a 80% das pessoas sexualmente ativas tenham contacto com o vírus em alguma altura das suas vidas. O vírus é facilmente transmitido por contacto “pele-a-pele” e, na maioria dos casos, a infeção provocada pelo HPV desaparece espontaneamente.

6. Como é que o meu filho pode ser infetado pelo HPV?

O HPV é facilmente transmitido por contacto “pele-a-pele”. Os tipos de HPV responsáveis pelo cancro do colo do útero e outros cancros anogenitais e verrugas genitais são mais vulgarmente transmitidos através do contacto sexual.

Tanto mulheres como homens podem ser infetados.

Apesar de a sua criança poder não estar em risco agora, o risco de infeção por HPV aumenta com a idade. Se é pai/mãe e tem preocupações relativamente ao HPV, não hesite em consultar o seu médico; juntos podem falar sobre o HPV e decidir qual é a melhor forma de proteger o seu filho.

7. Como posso saber se tenho HPV?

A infeção pelo HPV é muitas vezes assintomática. Qualquer pessoa pode ser portadora do vírus sem ter conhecimento e transmiti-lo a outros. Na maioria dos casos, a infeção pelo HPV desaparece espontaneamente.

8. Existe alguma cura ou tratamento para o HPV?

Infelizmente, não temos armas terapêuticas que tratem a infeção por HPV. No entanto, existem tratamentos para doenças associadas ao HPV que podem surgir. Fale com o seu médico para perceber como pode prevenir as doenças e cancros associadas a este vírus.

9. Onde posso encontrar informação fidedigna relacionada com a prevenção de doenças e cancros associados ao HPV?

Para obter informação sobre o HPV e como o prevenir, fale com o seu médico sobre como pode proteger-se e ao seu filho de doenças e cancros associados ao HPV.

Saiba mais em hpv.pt

1“Meeting of the Global Advisory Committee on Vaccine Safety, 7-8 June 2017. No. 28, 2017. 92, 393-404 http://www.who.int.wer”

PT-NON-00831 02/21